Gatos e cães não são incompatíveis. Na verdade, se forem bem instruídos, eles muitas vezes se tornam bons amigos.
A amizade entre cães e gatos é possível, através de um trabalho de socialização que poderá durar por toda a vida.
Procure tratar a todos da mesma maneira, evitando o ciúme, com o tempo aceitarão a idéia de convivência.
Dica:
Para que comecem a se aceitar, coloque uma velha camiseta de malha que você tenha usado e não tenha lavado para o gato dormir alguns dias, depois transfira-a para a caminha do cachorro e vice-versa.
Estando em um lar, longe dos perigos da natureza aos zelos e carinhos do dono, esquecerão suas diferenças e se revelarão grandes amigos.
Fonte:http://www.greepet.vet.br/amigos.php
Algumas dicas para uma convivência pacífica entre felinos e caninos:
Passo 1: Os animais precisam ter tempo suficiente para se habituar à presença um do outro, ao seu odor, ao seu ladrar, às suas brincadeiras;
Certifique-se que cada um esteja no colo de um dos donos, porque isso dá sentido de segurança, fundamental para este primeiro encontro!
Passo 2: Nunca deve juntar os dois e deixar que se apresentem sozinhos… Para além das inevitáveis arranhadelas, mordidelas, sessões de bufar e de uivar ou lesões bem mais graves, uma interação não supervisionada por adultos pode traumatizar para a toda vida.
Passo 3: Certifique-se que cada um tenha o seu próprio espaço e os mantenha confinados a esses locais da casa durante os primeiros dias; Deixe-os observar um ao outro, mas nada de correrias ou brincadeiras. Sempre que o cão começar a exaltar-se, ordene-o para se “sentar” e estar “quieto” – é mais fácil para os felinos se habituarem à presença de um cão se este estiver tranquilo.
Passo 4: Faça uma troca de lugares, isso ajuda a se familiarizarem com os cheiros um do outro;
Passo 5: Durante as próximas semanas junte - os no mesmo espaço, mas certifique-se que tenha sempre uma rota de fuga para que o gato não se sinta ameaçado;
Passo 6: Repita até o passo 5 até percebar que eles já estão familiarizados.
Passo 7: Peça a alguém para segurar o cão ou colocar-lhe a trela e entre na divisão com o gato no seu colo: não desafie o cão, não assuste o gato, apenas mostre um ao outro que ambos são seus! Insista nas sessões de familiarização (sempre supervisionadas!), deixando-os aproximar, afastar e cheirar…mas sem nunca forçar! Antes pelo contrário, recompense-os sempre que nos portarmos bem na companhia do outro. A sério que funciona, não é só por causa das guloseimas!
Passo 8: Vá aumentando o tempo que cão e gato passam juntos;
Passo 9: Não desista e tenha muita paciência! Domesticar-los para viver em harmonia pode demorar dias, semanas ou até meses, mas valerá a pena quando ver os dois enroscados a dormir a sesta!
Veja mais dicas no site: http://ronronar.com/artigos/gatos-caes-amigos-ou-inimigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário