terça-feira, 27 de novembro de 2012

Castração: um ato de amor e responsabilidade!


Além de prevenir doenças, a  castração (esterilização) garante o bem-estar dos animais e representa a única medida eficaz no controle das populações de cães e gatos.

Somente com a esterilização diminuirá o número de animais abandonados e sacrificados, pois a principal causa do abandono é o descontrole populacional. Uma cadela não esterilizada e seus descendentes podem gerar, em 10 anos, 80.000 animais. E não existem lares responsáveis para todos.


Impedir a cada cio que o animal cruze, mas mantê-lo com os instintos para isso, representa uma constante frustração. A esterilização de cães e gatos, fêmeas e machos, é uma cirurgia que impedirá a procriação. Ela deverá ser feita por médico veterinário experiente, e o animal deverá estar sob o efeito de anestesia geral. 




A esterilização do macho é mais fácil e mais rápida. E para os machos, cães e gatos, existe também a opção da castração quimica, www.infertile.com.br. A esterilização das fêmeas - que consiste na retirada de útero e ovários - requer alguns dias de atenção após a cirurgia, até a completa cicatrização. Atualmente muitos veterinários utilizam nova técnica para a esterilização das fêmeas, menos invasiva, na qual o corte é menor, tornando a cirurgia e a recuperação mais rápidas.

Benefícios 



 Para os machos

Um macho esterilizado deixa de fugir tentando ir atrás de fêmeas no cio, tem menos necessidade de marcar território com urina, porém continua guardião da casa e da família.




Para as fêmeas
Uma fêmea esterilizada deixa de atrair a legião de machos à sua porta, não tenta fugir para cruzar e não tem mais cio, ou seja, não menstrua mais. Além disso, ela estará se livrando da piometra (infecção no útero) que atinge em média 60% das cadelas não esterilizadas, cujo tratamento inclui a esterilização.




Esterilize seu animal (macho ou fêmea) antes da puberdade. Não é necessário aguardar o primeiro cio de sua cadela ou gata para esterilizar. E recomendada a esterilização antes da puberdade, a partir de 2 meses de idade, cujas vantagens são:
saúde: cadelas e gatas esterilizadas antes da puberdade reduzem em mais de 90% as chances de terem câncer de mama;
conforto e bem-estar: a recuperação pós-cirurgia é mais rápida.
Castração a preços reduzidos





O QUE NÃO FAZER

Não aplique injeção anticoncepcional (hormônio) em fêmeas, ela é totalmente contra-indicada. Se o fizer, você estará prejudicando a cadela, talvez condenando-a a uma morte sofrida e precoce. O único método de controle populacional indicado pela Organização Mundial da Saúde é a esterilização cirúrgica de fêmeas e machos caninos ou felinos. Hoje existe também a esterilização química de machos felinos e caninos.
As injeções de hormônio prejudicam as fêmeas e podem provocar a piometra (infecção do útero), cujo tratamento inclui a urgente esterilização (do contrário o animal pode vir a óbito por septicemia).
Há ainda o perigo de os guardiões daquele animal não perceberem a tempo os sintomas da piometra, que podem ser inapetência (nem todos os animais) e corrimento (discreto) de secreção amarelada (pus) pela vagina. Se for um animal de rua ou semi-domiciliado, dificilmente serão percebidos os sintomas.






Veja estas e outras informações nos links abaixo:
http://www.petshopauqmia.com.br/2010/05/os-perigos-do-uso-de-anticoncepcionais-em-caes-e-gatos/http://blog-da-belka.blogspot.com/2010/08/uso-de-anticoncepcionais-em-gatas-e.htmlhttp://www.suipa.org.br/br/index800.asp?pg=duvidas.asp&pg2=3

terça-feira, 12 de junho de 2012

Está sozinho em pleno dia dos namorados?


Seus problemas acabaram!!!





Que tal uma companhia bem fofinha como eu??
Prometo  ser fiel, companheiro, sempre estar com você quando mais precisar, te fazer sorrir....

Não se sinta mais sozinho, adote um animal de estimação.
Na ONG Amigo Bicho tem um monte de coraçõezinhos apaixonados, loucos para dar alegria para quem quiser adotá-los.





Na maioria dos casos, esses animais nunca souberam o que é amor. Conhecem muito bem o que é angústia, medo, solidão, dor, raiva... mas nunca souberam o que é receber um carinho. Mesmo assim, quando são adotados e encontram seus lares definitivos, desabrocham e são capazes de fidelidade, entrega e lealdade insuperáveis.




Se você também quer ter ao seu lado um amigo leal para todas as horas, carinhoso, que lhe trará muitas alegrias e que sempre ficará feliz em sua companhia, adote um animal de estimação!




Adote essa idéia!!


sexta-feira, 8 de junho de 2012

FOME ZERO AMIGO BICHO !




Atualmente a ONG Amigo Bicho cuida de 150 animais e necessita de Ajuda!
Por isso no 16/06/2012 a partir das 14h30min junto com a tradicional Feira de Adoção de Animais na Praça da Paz em Itapema/SC, acontecerá a Campanha FOME ZERO AMIGO BICHO, na qual receberemos Doações de Rações, Produtos de Limpeza, Remédios e Artigos para Cães e Gatos.

Traga sua doação! Toda ajuda é muito importante.
Ou entre em contato amigo_bicho@yahoo.com.br

sexta-feira, 18 de maio de 2012


Amigo não se compra, adote um animal carente!


Há muitos animais em abrigos e entidades de proteção animal à espera de um amigo como você.



Tem bicho para tudo quanto é gosto: bichanos, caninos, peludos, pequenos, fortes ou fofinhos...

Animais resgatados das ruas, que um dia foram abandonados por seus "donos" que não souberam dar valor ao seu amor incondicional, agora tratados com muito amor e carinho por protetores que nada recebem em troca a não ser a alegria de ver seus pequenos resgatados em lares amorosos e responsáveis.

Não deixe de conferir neste sábado na Praça da Paz, no Centro em Itapema, das 2h às 4hs a Feirinha Amigo Bicho!!! 




Estamos à sua espera.... Adotar é um ato de Amor!!!



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cão Surfista

Você sabia que cães também sabem surfar.
Nos EUA O Surf Dog Surf-A-thon é um evento realizado anualmente na praia de Huntington, na Califórnia, para que os animais possam participar de competições.

O responsável pela organização do evento é John Van Zante, relações públicas da ONG protetora de animais Helen Woodward Animal Center.

Neste ano será realizado no dia 09 de setembro, o evento quer ajudar na conscientização e arrecadação de fundos para animais abandonados, e o melhor proporcionar um dia de muita diversão entre o homem e seu melhor amigo.


Blog oficial: http://www.surfdogsurfathon.blogspot.com.br/

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Primeiro socorros!


 
Quando nossos amigos bichos sofrem um acidente, seja ele grave ou não, os primeiros socorros são indispensáveis. Aprenda como ajudá-lo nessa hora de muita dor!
Fraturas - Não tente colocar os ossos do bicho no lugar
1. Não deixe o animal lamber o próprio ferimento e cuidado para não ser mordida.
2. No caso de fratura exposta, estanque o sangue pressionando um pano limpo no machucado. Mantenha o membro esticado com sua mão por baixo. Isso alivia a dor.
3. Cubra a parte quebrada com uma toalha e fixe-a com fita crepe, mantendo a área reta e imóvel. Não aperte a atadura. Assim, evitará que a patinha ou os dedos percam os movimentos definitivamente.
4. Hora de levá-lo ao veterinário: para transportar, coloque-o sobre uma tábua, evitando mexer demais nele. Não toque no machucado ou o bicho se estressará.
Envenenamento - Evite dar leite ao seu bicho, pois pode piorar a situação
1. Identifique a causa da intoxicação. Procure vestígios na boca ou onde ele dorme e leve-o ao veterinário. Contaminação por produtos químicos ou plantas? Carregue a prova junto.
2. Se estiver longe do hospital, dê a ele carvão ativado (encontrado em petshops) diluído em água para impedir a absorção das toxinas - isso só funciona quando feito logo após o incidente. Outra opção: com uma luva cirúrgica, lave a boca do animal com água. Não provoque o vômito, pois produtos ácidos agravam o problema.
Engasgo - Entre em ação se ele não se livrar sozinho do problema
1. Faça uma concha com a mão e bata devagar nas costas dele.
2. Levante as patas dianteiras e abra-as como se fosse abraçá-lo.
3. Evite pôr o dedo na garganta e empurrar o objeto para dentro.
4. Mesmo se conseguir que ele lance fora, leve o bicho ao veterinário.
Convulsões - Não perca tempo: corra logo ao especialista
1. Aproxime-se por trás e coloque uma almofada sob a cabeça dele. Assim, evitará choques que possam causar traumatismos.
2. Leve-o ao veterinário e, no caminho, pressione o corpo do bicho contra o seu, prevenindo ferimentos. Não puxe a língua dele para fora da boca. Isso não vai ajudar.
Queimaduras - O cuidado depende apenas da gravidade do ferimento
Basta lavar a lesão com soro fisiológico e, logo em seguida, levar seu pet ao especialista. Ele avaliará o grau da queimadura e indicará os medicamentos certos.
Kit de emergência
Faça uma maleta para, em caso de acidente, cuidar prontamente de seu cachorro ou gato.
Lembre-se deixe o telefone de um hospital veterinário 24 h sempre à vista
- Atadura e gaze para ferimentos, fraturas ou irritações;
- Medicamento contra vômitos;
- Dipirona sódica em gostas para aliviar e febre;
- Rifocina para machucados mais leves;
- Remédio antialérgico;
- Carvão ativado para envenenamento – encontrado em petshops.
Para mais informações confira esses links:

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como Cães e Gatos?!

Gatos e cães não são incompatíveis. Na verdade, se forem bem instruídos, eles muitas vezes se tornam bons amigos.




A amizade entre cães e gatos é possível, através de um trabalho de socialização que poderá durar por toda a vida.

Procure tratar a todos da mesma maneira, evitando o ciúme, com o tempo aceitarão a idéia de convivência.

Dica:
Para que comecem a se aceitar, coloque uma velha camiseta de malha que você tenha usado e não tenha lavado para o gato dormir alguns dias, depois transfira-a para a caminha do cachorro e vice-versa.

Estando em um lar, longe dos perigos da natureza aos zelos e carinhos do dono, esquecerão suas diferenças e se revelarão grandes amigos.


Fonte:http://www.greepet.vet.br/amigos.php



Algumas dicas para uma convivência pacífica entre felinos e caninos:

Passo 1: Os animais precisam ter tempo suficiente para se habituar à presença um do outro, ao seu odor, ao seu ladrar, às suas brincadeiras;
Certifique-se que cada um esteja no colo de um dos donos, porque isso dá sentido de segurança, fundamental para este primeiro encontro!

Passo 2: Nunca deve juntar os dois e deixar que se apresentem sozinhos… Para além das inevitáveis arranhadelas, mordidelas, sessões de bufar e de uivar ou lesões bem mais graves, uma interação não supervisionada por adultos pode traumatizar para a toda vida.

Passo 3: Certifique-se que cada um tenha o seu próprio espaço e os mantenha confinados a esses locais da casa durante os primeiros dias; Deixe-os observar um ao outro, mas nada de correrias ou brincadeiras. Sempre que o cão começar a exaltar-se, ordene-o para se “sentar” e estar “quieto” – é mais fácil para os  felinos se habituarem à presença de um cão se este estiver tranquilo.

Passo 4:  Faça uma troca de lugares, isso ajuda a se familiarizarem com os cheiros um do outro;

Passo 5: Durante as próximas semanas junte - os no mesmo espaço, mas certifique-se que tenha sempre uma rota de fuga para que o gato não se sinta ameaçado;

Passo 6: Repita até o passo 5 até percebar que eles já estão familiarizados.

Passo 7: Peça a alguém para segurar o cão ou colocar-lhe a trela e entre na divisão com o gato no seu colo: não desafie o cão, não assuste o gato, apenas mostre um ao outro que ambos são seus! Insista nas sessões de familiarização (sempre supervisionadas!), deixando-os aproximar, afastar e cheirar…mas sem nunca forçar! Antes pelo contrário, recompense-os sempre que nos portarmos bem na companhia do outro. A sério que funciona, não é só por causa das guloseimas!

Passo 8: Vá aumentando o tempo que cão e gato passam juntos;

Passo 9: Não desista e tenha muita paciência! Domesticar-los para viver em harmonia pode demorar dias, semanas ou até meses, mas valerá a pena quando ver os dois enroscados a dormir a sesta!


Veja mais dicas no site: http://ronronar.com/artigos/gatos-caes-amigos-ou-inimigos

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Resista às tentações...


Ao contrário do que possa parecer, ceder às vontades dos nossos amiguinhos pets e lhes dar pequenas guloseimas pode ser letal.


Confira os alimentos proibidos e o que podem causar:

Chocolate e açai (teobromina) -  causa reação de toxicidade, efeito diurético, vasoldilatador e estimulante do sistema nervoso central;

Chá preto e café – acelera os batimentos cardíacos;

Cebola (n-propyl) – rompe as células vermelhas causando anemia;



Alho em excesso – pode causar anemia;


Ossos cozidos ou defumados perfuração intestinal, obstruções;


Batata crua, cará cru, inhame cru, mandioquinha crua (Solamina) - causa problemas neurológicos e gastrointestinais;


Abacate (Persina, gordura) -  em excesso pode causar diarréias;

Caroço de abacate - Obstrução intestinal;


Folha de abacate, noz-moscada – atinge o sistema nervoso;

Leite - Algúns pets são intolerântes a lactose que pode causar disturbios intestinais;



Açúcar e alimentos açucarados - leva à obesidade, diabetes e acúmulo de tártaro;


Xilitol (presente em alguns adoçantes, refrigerantes, balas e produtos de higiene bucal) - convulsão, tremores e morte;


Folha de berinjela, folha de beterraba, semente de frutas (cianeto)  - problemas gastrointestinais;


Macadâmias - paralisia muscular;


Linhaça crua (ácido erúcico) -  intoxicação;

Bebidas alcoólicas – ataca o sistema nervoso, respiratório e cardíaco);


Uva e uva passa – suas sementes podem causar danos renais;


Ruibarbo, pimenta, folhas e caule de tomate e batata verde (oxalantes) - podem afetar sistema gastrointestinal, nervoso e urinário;
Alimentos mofados/ estragados - contêm toxinas que podem causar problemas gastrointestinais;

Sal:  em excesso para sua necessidade pode causar tremores, convulsão e morte.




Se você quiser saber mais detalhes confira também a matéria que saiu na revista saúde da editora abril no link:

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Declaração Universal dos Direitos dos Animais





1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.

4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.

9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar,
respeitar e compreender os animais.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Companhia de cães ajudam até no trabalho!!!

Estudo cientifico publicado nos EUA aponta que os empregadores preocupados em aumentar a produtividade deveriam permitir aos funcionários levar seus cães ao trabalho.


A presença de cães no local de trabalho não apenas contribui para a redução do estresse, mas também ajuda os demais funcionários a enfrentar a jornada, destaca o artigo publicado na última edição do International Journal of Workplace Health Management.

"Os cães são uma eficaz barreira ao estresse", disse o professor Randolph Barker, da Escola de Comércio da Virginia Commonwealth University, em Richmond.

Os pesquisadores analisaram ao longo de uma semana o comportamento de 76 trabalhadores voluntários divididos em três grupos: o que levou seu cão ao trabalho, o que tem um cachorro em casa e o que não possui animal doméstico.

As diferenças nos níveis de estresse entre os que foram trabalhar com seus cães e aqueles que não o fizeram "são surpreendentes", disse Barker. Ao lado dos animais, "os funcionários se mostraram muito mais satisfeitos" no trabalho.

O estudo ainda comprovou que a presença dos animais promove maior interação entre os funcionários.


Para ver esta matéria na íntegra confira: http://www.caesegatos.com.br/noticias.php?id=1333476764

domingo, 1 de abril de 2012

O que é considerado maltratar um animal


  • Não prover-lhe de alimentação adequada  água limpa;
  • Deixa-lo ao relento sem abrigo, sob o sol, chuva ou frio;
  • Mantê-lo em corrente curta;
  • Não Procura um veterinário se o animal adoecer;
  • Manter o animal em lugar anti-higiênico;
  • Abandonar um animal doméstico á sua sorte;
  • Mutilar um animal;
  • Utilizar este animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
  • Utilizar animais em experiências cruéis sem uso de anestésicos e sedativos adequados;
  • Matar um animal (exceto eutanásia em caso deste animal estar muito doente e sem , cura, e aqueles destinados á alimentação. Neste caso o abate deve ser de acordo com procedimentos humanitários, sem causar sofrimento ao animal);
  • Deixar seu animal vagar desacompanhado pelas ruas sem uso de guias, permitindo que ocorra o risco de ser atropelado;
  • Não dar atenção e carinho aos animais de estimação, privando-os da companhia e do atendimento humano.   
                                Maltrato contra os animais é crime.  
Se você souber de alguém  que utiliza dessa prática denuncie, ligue 181.
                  Vamos proteger os direitos de nossos amigos bichos.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Seja Um Dono Responsável


  • Nunca compre ou adote um animal por impulso. Cães e gatos vivem em média de 10 a 20 anos. Como dono consciente, você deverá dispor de tempo para dedicar ao seu animal, bem como recursos financeiros, espaços e pessoas que possam tomar conta de seu amigo caso você necessite se ausentar por longos períodos;
  • Vacine seu animal anualmente contra todas as doenças que possam atingi-lo. Efetue a vermifugação a cada seis meses;
  •  Mantenha sempre agua fresca e de boa qualidade a disposição. Mantenha limpo o local onde ele fica. Proteja do frio e do calor excessivos. Não deixe de procurar tratamento veterinário caso seu amigo adoeça;
  • Explique para as crianças que este animal não é um brinquedo. Ele tem necessidades e sentimentos como todos os seres vivos. Principalmente nos primeiros dias, procure controlar a excitação delas;
  • Mantenha o animal dentro de sua propriedade. Não deixe solto nas ruas, correndo o risco de ser atropelado, roubado ou atacado por outros animais;
  •   Adquira o habito de levar seu amigo para passear. Para que ele se exercite e se socialize outros cães e pessoas. Tenha certeza que estes momentos são especiais para seu animal de estimação e contribuirão para sua própria saúde e bem estar;
  •  Use sempre coleira e guia para levar seu amigo para passear. Tome medidas de segurança para que seu cão não venha a ferir pessoas e outros animais. Coloque uma placa com nome e telefone na coleira para que possa ser identificado e devolvido no caso de fuga ou perda. Recolha as fezes nos locais públicos e condomínios;
  •   Faça adestramento básico. No caso de cães de guarda mantenha os portões fechados, muros altos e sinalizações indicando a presença de animais neste local;
  • Não permita que seu animal se reproduza descontroladamente contribuindo para aumentar o numero de bichos abandonados nas ruas;
A adoção pode ser uma boa opção. Antes de comprar seu animal, pense. A adoção é uma maneira de você cooperar para a diminuição do numero excessivo de animais sem direito a um afago, um lar e até mesmo um futuro.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Prazer em Conhecer!


A ONG Amigo Bicho está localizada na Meia Praia - Itapema – SC. Foi criada com o objetivo de conscientizar e educar as pessoas para o bem estar animal e a adoção consciente.

Sua história começou em 2005 com o sonho de proporcionar uma vida com qualidade para nossos amigos bichos, afim de  informar a sociedade sobre desverminação, castração e cuidados especiais que temos que ter com esses amigos que nos oferecem tanta alegria sem pedir nada em troca

Percebendo a falta de um abrigo e o grande numero de animais abandonados a alternativa encontrada foi de adotá-los. Resultando na super lotação da residência de uma das fundadoras e atual presidente Roseli de Fátima Peroso. Por causa desse problema NÃO recolhem ou resgata animais que estejam além de sua capacidade.

Atualmente ONG cuida de 150 animais, e passa por diversas dificuldades entre elas de estrutura, recursos financeiros e principalmente a falta de voluntários.
Hoje a instituição luta para que os órgão públicos percebam a necessidade urgente de um mutirão de castração  para diminuir a quantidade de animais abandonados em Itapema.

Por isso lutam para que os nossos animais venhas a ser tratados com a dignidade que merecem!